Melhores destinos

Pontos turísticos em Cracóvia

Pontos turísticos em Cracóvia

Conheça a Cracóvia

Cracóvia é a terceira maior cidade da Polônia, e há muito tempo foi capital do país. Localiza-se no sul da Polônia e as margens do rio Vístula. Em 2016, tinha uma população estimada de 820,3 mil habitantes, e 1/3 da população é de estudantes. Isso torna Cracóvia um polo cultural e uma cidade com uma vida noturna ativa. A cidade possui muitos estudantes pois uma das mais antigas e importantes Universidades da Europa se encontra lá. Foi nela que estudaram Nicolau Copérnico e o Papa João Paulo II.

1- Portão St. Florian e Barbacã

O St. Florian é o portão da antiga muralha que exista e cercava a cidade. Ele foi construído por volta do século XIV. Em polonês ele chama-se Brama Floriańska. Em frente a ele fica o Barbacã, outro portão que servia de proteção para a cidade. O Barbacã é ainda mais antigo, foi construído por volta do século XIII e em polonês chama-se Barbakan Krakowski.

2- Praça Central

A Praça Central ou Rynek Główny como é chamada em polonês, é a maior praça da Polônia. Com sua forma retangular e uma existência que remonta ao século XIII, já foi uma das maiores praças da Europa. Nessa praça encontram-se algumas atrações importante de Cracóvia.

A maior atração da Praça é a Basílica St. Mary, que foi construída originalmente no século XII e reconstruída no século XIV. Ela possui 2 torres diferentes e 2 lendas envolvem essa igreja. Você pode ler sobre essas lendas no post sobre o Free Walking Tour pelo Centro Histórico de Cracóvia.

3- Collegium Maius

O Colégio Maior é o prédio da antiga Universidade de Cracóvia, um dos seus estudantes mais ilustres foi Nicolau Copérnico. Sua história começa em 1400, o que o torna um dos edifícios universitários mais antigos da Polônia.

Hoje no edifício do Collegium Maius funciona o Museu da Universidade Jagellonia, onde encontra-se uma extensa coleção de instrumentos históricos utilizados para astronomia, meteorologia, cartografia, física e química. A visita ao museu é um pouco demorada, mas conhecer o pátio da antiga Universidade, com seus arcos é uma visita imperdível.

4- Castelo Wawel

O Castelo Wawel encontra-se majestoso em cima da colina Wawel, às margens do rio Vístula, e é um dos complexos arquitetônicos mais importantes e símbolo da Polônia.

Construído inicialmente em estilo gótico, era residência dos reis da Polônia quando Cracóvia ainda era capital do país. Com o passar dos anos, passou por reformas e foi remodelado, ganhando características renascentistas.

5- Catedral de Wawel

A Catedral de Wawel ou Katedra Wawelska em polonês, é um lugar especial para os poloneses, e um dos edifícios sagrados mais importantes da Polônia. A Catedral localiza-se, junto com o Castelo, na colina Wawel. Com mais de 1000 anos de história, tornou-se o centro do poder eclesiástico e monárquico da Polônia, e era nela que os monarcas poloneses eram coroados. A Catedral possui várias capelas dentro dela e outras partes no subsolo, a parte central á aberta para visitação gratuita, já para visitar as demais salas como o Mausoléu de São Estanislau, a cripta onde estão enterrados reis, e o sino e Sigismundo, é preciso pagar entrada. Mas a catedral por fora e uma visita a parte gratuita do seu interior, já valem a pena.