Melhores destinos

Pontos turísticos no Deserto do Atacama

Pontos turísticos no Deserto do Atacama

Conheça o Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais procurados pelos brasileiros que viajam pela América do Sul. E quem nunca foi, certamente tem vontade de ir um dia. Isso porque os pontos turísticos do Deserto do Atacama encantam qualquer um.

Os passeios do Deserto do Atacama envolvem paisagens belíssimas, mas é bom preparar o bolso. Todos têm que ser feitos por agência (ou em alguns casos podem ser feitos com um carro alugado) e como o Chile não é um país tão barato, essa viagem costuma ficar um pouco acima da média de uma viagem pela América do Sul.

1-Lagunas Altiplânicas

Esse certamente é um dos passeios mais famosos do Deserto do Atacama e por isso é quase uma obrigação para qualquer viajante que passe pelo deserto. Nesse passeio você verá duas belíssimas lagunas: Miscanti e Miñiques.

As lagunas ficam a mais de 4 mil metros de altitude e por causa do mal de altitude, que pode afetar algumas pessoas, o ideal é que esse seja um dos últimos passeios do Deserto do Atacama, fazendo uma aclimatação antes.

O passeio também inclui uma visita do Salar do Atacama e no vilarejo Toconao, esse segundo é uma vila bem simples, mas que tem muita importância para a região. Quanto ao Salar do Atacama, o deserto de sal do Atacama, tem a Laguna Chaxa, onde os flamingos roubam toda a cena.

2-Tour astronômico

Poucas pessoas sabem ou conhecem, mas é possível fazer um tour astronômico com a empresa Space Obs e com a empresa Alarkapin. Nesse tour é possível ver as estrelas à céu aberto e também pelos telescópios deles.

Para você ter uma noção do céu do Atacama, é lá que tem uma sede do projeto ALMA, projeto voltado para estudos astronômicos. O céu do Deserto do Atacama foi considerado como base do projeto por causa da altitude do deserto e também por causa da distância das luzes da cidade, fazendo dele um dos céus mais bonitos do mundo.

No tour feito pela Space Obs, você também vai aprender o básico sobre astronomia, aprendendo sobre as estrelas, constelações, planetas e outras curiosidades. Ao final do tour, você será convidado para tomar uma xícara de chocolate quente enquanto pode tirar suas dúvidas com o guia.

3-Geiser del Tatio

Assim como as Lagunas Altiplânicas, o Geiser del Tatio também é um dos principais pontos turísticos do Deserto do Atacama. Geiser é uma espécie de formação vulcânica e das fendas é expelida água. Os gêiseres de Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e com certeza valem uma visita.

A água que sai do Geiser del Tatio é muito quente e ao entrar em contato com o ar muito gelado, forma vapor. Então você já deve ter imaginado que esse passeio sai cedinho não é mesmo?! Então, para evitar que o sol esteja forte demais e como os gêiseres ficam a 200 km de distância, as agências costumam iniciar o passeio às 4 da manhã.

4-Valle de La Luna e Valle de La Muerte

O Valle de La Luna e o Valle de La Muerte são formações rochosas compostas por paredões de sal e dunas gigantescas. E assim como o passeio pelas lagunas, esse também um passeio muito concorrido por quem vai para o Deserto do Atacama.

Porém diferentemente do passeio nas lagunas, que são passeios mais planos, aqui você vai passar por cânions, cordilheiras e cavernas. O passeio costuma começar às 16 horas por dois motivos, o primeiro deles é o calor. É possível chegar à 40 °C no deserto e o clima seco e a altitude não ajudam em nada na sensação de mal-estar.

5-Salar de Tara

Considerado um dos mais bonitos pontos turísticos do Deserto do Atacama ou até mesmo o lugar mais bonito do deserto, o Salar de Tara encanta a todos que fazem um passeio por lá.

Porém, por ser longe, não são todas as agências que fazem um tour até o Salar de Tara. Além disso, muitas tentam convencer o turista a não fazer esse passeio, dizendo que não vale (uma grande mentira). Então se você quiser fazer, tem que ser firme na hora de reservar.

O Salar de Tara está a 4800 metros de altitude, por isso ele só deve ser feito depois que você estiver acostumado com a altitude. Esse e o passeio pelas Lagunas Altiplânicas devem ser os últimos passeios pelo Deserto do Atacama.